sábado, 13 de novembro de 2010

Jornal O Franciscano - Novembro 2011


O FRANCISCANO
criado em 1952 - reeditado em 1995
Órgão da Fraternidade São Francisco de Assis –Rio Comprido do Rio de Janeiro/OFS. Nº 96 – Novembro/2010.


Editorial

Queridos irmãos,

Neste mês de novembro temos muito a agradecer. Em primeiro lugar agradecemos ao nosso Deus o dom da vida. Vida esta maravilhosa, principalmente, para os irmãos franciscanos de nossa Fraternidade. Pois possuímos em nosso convívio verdadeiras pedras preciosas. A começar pelo nosso Assistente Espiritual, Frei Donil, com a sua participação nos eventos de nosso grupo franciscano, “um amigo, um filho querido de São Francisco, um verdadeiro tesouro escondido nos conventuais da 1ª Ordem Franciscana, que nos tem dado um novo sentido, “o espiritual” iluminando as reuiniões da Fraternidade, com suas palavras abençoadas.” Em seguida lembramos de nossa irmã Ministra Vera, “da qual não podemos deixar passar a oportunidade de registrar o seu excelente trabalho, dando seqüência a várias atividades inovadoras na OFS. Com Frei Donil forma uma dupla dinâmica e vencedora.” Não poderíamos deixar de enaltecer o casal franciscano Manolo e Purita, “que nos cedeu para uma visita a sua bonita e confortável casa, num domingo esplendoroso, onde aproveitamos a oportunidade de conviver com nossos irmãos, recordando momentos felizes e agradáveis que passamos juntos. Fomos recepcionados com um café colonial muito bom e farto, desfrutamos deste ambiente acolhedor e conhecemos a linda casa e o local preparado para nossas reunião, preparada por Frei Donil, sob o tema “as sandálias do pescador”, após tivemos a santa missa quando tivemos a oportunidade de refletirmos sobre a homilia e pelas palavras proferidas pelo nosso querido Frei.” E não poderíamos deixar de agradecer a Deus por termos irmãos como o Aloysio, que tão bem soube registrar este domingo inesquecível em um artigo “Um pequeno milagre” o qual serviu de base para escrevermos este editorial. A todos os irmãos de nossa Fraternidade Paz e Bem, e que o Seráfico Pai São Francisco nos abençoe.


Palavra de Francisco

O que é a verdadeira simplicidade.

A santa simplicidade, filha da graça, irmã da sabedoria, mãe da justiça, era o ideal a que desejava chegar o santo, era a virtude que ele gostava de ver nos outros. Mas não aprovava qualquer simplicidade: apenas aquela que, contente com o seu Deus, desprezava todas as outras coisas. É aquela que gloria no temor de Deus, que não sabe fazer nem dizer mal. Aquela que examina a si mesma e não condena ninguém, que entrega o devido comando ao melhor e não deseja mandar em ninguém. Aquela que não acha que as melhores glórias são as da cultura e por isso prefere fazer e não aprender ou ensinar. Aquela que, em todas as leis divinas, deixa para os que vão perecer toda verbosidade, ostentação e preciosidade, enfeites e curiosidades, e vai atrás da medula não da casca, do conteúdo e não do invólucro, não das muitas coisas mas daquele bem que é o grande, o maior, o estável.O pai santíssimo exigia essa simplicidade nos frades letrados e nos leigos, achando que não era adversária mas irmã da sabedoria, embora, para os pobres, seja mais fácil de adquirir e mais proveitosa que a ciência. Por isso, disse nos Louvores das Virtudes: “Salve, rainha sabedoria! Deus te salve, com tua irmã a pura e santa simplicidade!”./Tomás de Celano – Vida II – Segundo Livro – capítulo 142


Salve 17 de novembro
Dia de Santa Isabel da Hungria.
PADROEIRA DA OFS

“Isabel da Hungria era princesa, foi rainha e se fez santa. Nasceu no ano de 1207, e naquele momento foi dada como esposa a Luís, príncipe da Turíngia, atual Alemanha. Desde os quatro anos viveu no castelo do futuro marido, onde foram educados juntos. O jovem príncipe Luís amava verdadeiramente Isabel, que se tornava cada dia mais bonita, amável e modesta.

Ambos eram católicos fervorosos.” O FRANCISCANO nº 87 de novembro de 2009 continua o relato acima sobre a vida de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Franciscana Secular. É uma história comovente de muito amor e grande simplicidade.


Rápidas e Boas


Frei Donil e o Conselho contam com a colaboração dos irmãos para a doação de bolsas alimentícias e artigos de limpeza para o Seminário. Não se esqueçam dos artigos de higiene pessoal para os nossos seminaristas. Lembramos que estas doações devem ser entregues, em nossa Sede, nos 4º domingos do mês.

No dia 6 de novembro foi realizado na VOT o Encontro de Ministros e Vice-Ministros, quando foram debatidos e acertados vários eventos para o próximo ano 2011.

No dia 13 de novembro foi realizada em nossa Sede a reunião mensal do Conselho da Fraternidade das 9:00h às 11:00h. A nossa Ministra lembra a todos os conselheiros da importância do comparecimento à reunião.

Dia 14 de novembro – 2º domingo após a Santa missa em nossa Paróquia teremos reunião da Fraternidade no Seminário, e em seguida a Fraternidade estará promovendo o Grande Bazar Franciscano no próprio pátio do Seminário – Rua Estrela nº 14, com encerramento previsto para as 14 horas. Contamos com a participação de todos os paroquianos.

Dia 27 de novembro – sábado – Encerramento do ano letivo da EPF – será na Frat. São Leopoldo Mandic em Teresópolis RJ – Contamos com a presença de todos os formadores.

Dia 27 de novembro – sábado – Será realizado em nossa Sede o Retiro da Pastoral do Dízimo – das 8:30h às 16:00h.

Dia 28 de novembro – 4º domingo – Teremos a reunião em nossa Sede com a celebração Eucarística e aproveitamos para informar aos irmãos que em nossa Paróquia estará sendo realizada a Festa da Amizade – Terceira Idade – às 15 horas. Participem!


O Conselho aproveita para agradecer ao casal Manolo e Purita pela hospedagem e pelo churrasco oferecido aos irmãos dia 24 de outubro em Ponta Negra. A confraternização foi maravilhosa, pela manha, tivemos a dinâmica apresentada por Frei Donil com a distribuição entre os participantes das sandalinhas que nos ajudam em nossas caminhadas pela vida, em seguida tivemos a Santa Missa e na parte da tarde o churrasco.Todos estão de parabéns.

Dia 1º de dezembro – 4ª feira – Reunião do Conselho Pastoral Paroquial às 19:30h.

Dia 12 de dezembro – 2º domingo – Um Natal Franciscano – Festiva de Natal da OFS com os nossos irmãos da 1ª Ordem (Frades Conventuais). Haverá almoço natalino com sorteio de cesta de natal um belo leilão americano amigo oculto e muita confraternização. Não deixem de participar.


Comunicado da Tesouraria

O irmão Orlando comunica que já está recolhendo a Contribuição Financeira, no valor de R$ 30,00 e a Assinatura da Revista Paz e Bem, no valor de R$ 20,00, para o ano de 2011.


Comunicado do SEI
A irmã Marita nos solicita que em nossas orações diárias deste mês sejam lembrados os nomes dos nossos queridos irmãos: Irmãos do SEI (Edith, Sandra) e os irmãos com problemas de saúde: Dulce, Flora, Sylvio, Rosa de Lima, Regina Célia, Celso e sua esposa Marlene. O Irmão João Bosco entrou em contato com a irmã Edith. Ela está bem de saúde morando com o filho médico em Barra de São João, distrito de Rio das Ostras RJ, e o telefone para contato (21) 9621-0039.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

Rosa de Lima.......................16/11

A todos votos de muitas felicidades e que São Francisco os abençoe e os proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário