segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Jornal O Franciscano - Setembro 2010

O FRANCISCANO
criado em 1952 - reeditado em 1995
Órgão da Fraternidade
 São Francisco de Assis –Rio Comprido
 do Rio de Janeiro/OFS.
Nº 94 – Setembro/2010.

Editorial
Queridos irmãos,
     Trazemos neste mês, algumas novidades, dentre elas os textos escolhidos por nossa irmã Ministra para reflexão: Era uma vez e Rezar para proveito comum, belas palavras que nos farão refletir bastante.
     Em Palavras de Francisco aprendemos o valor da humildade.
     Em Rápidas e Boas várias informações para a Fraternidade. A todos uma boa leitura e Paz e Bem!

Textos para reflexão
Era uma vez.
     “Era uma vez, uma palmeira solitária. Dormia só, brincava só, ria só, rezava só.
     Um dia o vento descobriu que poderia acariciá-la e foi então que ele passou a visitá-la todos os dias.
     E a palmeira solitária começou então a dormir com o vento, brincar com o vento, rir com o vento, rezar com o vento.
     Mas um dia, o vento deixou de vir. E todos julgaram que a palmeira morreria de solidão, mas isso não aconteceu. Durante o tempo que o vento esteve ausente a palmeira solitária continuou: dormindo com o vento, brincando com o vento, rindo com o vento, rezando com o vento. E foi então que se revelou que a solidão só existe quando não mais existe a esperança de começar outra vez .../Letícia Thompson



Rezar para proveito comum
     Sois pessoas de oração!
     Como tem sido vossa oração?
     Alguns quando rezam se parecem com as moscas, que vão de cá para lá sobre as flores do jardim.
     Outros, como gafanhotos que se precipitam sobre a rosa, tomando o alimento só para si.
      E outros, como abelhas, sugam o néctar, para levá-lo a colméia.
     Assemelhaí-vos as abelhas levando aos outros a oração e seus frutos, pois fomos escolhidos por Deus não só para nosso proveito, mas para santificação dos outros./Carta de Santo Afonso.


Palavra de Francisco
Sua humildade diante do bispo de Terni
E diante de um homem rude

     Pregando ao povo de Terni, o bispo da cidade fez certa vez a sua recomendação diante de todos, no fim do sermão: “Nestes últimos tempos, Deus iluminou sua Igreja com este pobrezinho desprezível, simples e ignorante. Temos que louvar sempre o Senhor, pois sabemos que não agiu dessa maneira com todas as nações”. Ouvindo isso, o santo ficou muito contente porque o bispo tinha mostrado tão claramente como ele era desprezível. Quando entraram na igreja, lançou-se aos pés do bispo dizendo: “Na verdade senhor bispo fizeste-me uma grande honra, porque foste o único que conservou o que é meu. Os outros tiram. Tiveste  a discrição de separar o que é precioso do que não presta, dando louvor a Deus e a mim o desprezo”.
     Mas o homem de Deus não se mostrava humilde apenas diante dos que eram grandes. Também diante dos seus iguais e dos mais desprezados, estava mais preparado para ser admoestado e corrigido que para dar conselhos. Num dia em que, fraco e doente, não podendo ir a pé, passou montado num burrinho pelo terreno em que estava trabalhando um rude camponês, este foi correndo perguntar se ele era Frei Francisco. O homem de Deus respondeu humildemente que era ele mesmo, e o outro disse: “Trata de ser tão bom como todos dizem, porque são muitos os que confiam em ti. Por isso te aconselho a não serdes diferente daquilo que esperam de ti”. Ouvindo isso, Francisco, o homem de Deus, saltou do burro para o chão, prostrou-se diante daquele homem rude e lhe beijou os pés, com humildade, agradecido porque se tinha dignado dar-lhe conselhos. Apesar de ser tão famoso e tido por muita gente como santo, achava-se um miserável diante de Deus e dos homens, e não se ensoberbecia nem com a fama nem com a santidade e nem mesmo com os muitos irmãos e filhos santos que lhe tinham sido dados como começo da recompensa por seus merecimentos./Tomás de Celano – Vida II – Segundo Livro – capítulo 103

Salve 26 de setembro dia da Bíblia



Rápidas e Boas

      Frei Donil e o Conselho contam com a colaboração dos irmãos para a doação de bolsas alimentícias e artigos de limpeza para o Convento. Não se esqueçam dos artigos de higiene pessoal para os nossos padres. Lembramos que estas doações devem ser entregues, em nossa Sede, nos 4º domingos do mês.

     O Conselho conta com a generosidade dos irmãos para doação de gêneros alimentícios para ajudar nossos irmãos Vicentinos que assistem a 23 famílias necessitadas.

     Lembramos aos irmãos que no dia 7 de setembro será celebrado o Dia do Assistente Espiritual. Pedimos ao nosso Pai São Francisco que abençoe e proteja o nosso tão querido e amado Frei Donil.

     Dia 17 de setembro – sexta-feira – Dia das Chagas de São Francisco.

     Dia 25 de setembro – sábado – EPF – Fraternidade São Sebastião – das 8:30h às 12:00h – O tema do mês será de responsabilidade de nossa Fraternidade. A Escola é aberta a todos os irmãos professos que desejarem participar.

     Dia 26 de setembro – 4º domingo – Em nossa reunião será estudada a estrutura da Bíblia com a participação de Frei Donil. O Conselho conta com todos os irmãos da Fraternidade. Não faltem!

     Dia 26 de setembro – Carreata da Paz – A concentração será em nossa Paróquia – saída às 10:00h – Haverá almoço na Paróquia.

     Dias 1º, 2, 3 e 4 de outubro Festa do nossos Seráfico Pai São Francisco. Posteriormente divulgaremos a programação.

     Foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto o nosso Retiro Espiritual, coordenado por Frei Donil. O Conselho agradece a participação de todos.

Comunicado da Tesouraria
         O irmão Orlando comunica que já está recolhendo a Contribuição Financeira, no valor de R$ 30,00 e a Assinatura da Revista Paz e Bem, no valor de R$ 20,00, para o ano de 2010.


Comunicado do SEI
           A irmã Marita nos solicita que em nossas orações diárias deste mês sejam lembrados os nomes dos nossos queridos irmãos: Irmãos do SEI (Edith, Dulce, Sandra e Glória) e os irmãos com problemas de saúde: Flora, Sylvio, Rosa de Lima, Regina Célia, Celso e sua esposa Marlene.

ANIVERSARIANTES DO MÊS


Ronaldo..............................01/09
Dulce..................................12/09
Marly..................................13/09
Celso...................................15/09
Luis.....................................22/09

A todos votos de muitas felicidades e que
São Francisco os abençoe e os proteja.

Aniversário
Dia 18 de agosto Frei Alberto Beckhäuser, comemorou 75 anos de vida. Além de professor e especialista em Liturgia, Frei Alberto, em seus serviços, se destacou, e se destaca, na atuação junto à Ordem Franciscana de Secular, da qual exerceu a função de assistente nacional, das Irmãs Clarissas e de outras congregações religiosas.


E-mail recebido por nossa Fraternidade em 16/08/10
Segue abaixo o link do Canal TV Franciscanos:
http://www.youtube.com/tvFranciscanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário