segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POR UMA OFS MISSIONÁRIA

POR UMA OFS MISSIONÁRIA

Nós, franciscanos seculares, membros da Família Franciscana, que nos congrega na fé e no mesmo ideal, somos chamados e enviados a ser testemunhas. Chamados por Deus à vida, cada um de nós recebe um “carisma” um dom específico que deve se desenvolver onde nos encontramos. O Senhor nos chama a ser no mundo testemunhas do seu amor e da sua ternura; a partilhar o que somos e temos como nos adverte o tema deste ano da Campanha Missionária: Missão e Partilha. Em qualquer situação na qual nos encontramos somos enviados por Deus para sermos sinais da Sua presença.

Jesus provoca: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Mc 16, 15).

De 22 a 24 de outubro/2010, aconteceu o Encontro de Área Sudeste, reunindo os membros dos três Conselhos que compõe a Área Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Encontro foi realizado na Casa de Encontros dos frades Capuchinhos no Alto da Serra, na cidade de São Pedro/SP. Teve como tema: “OFS E JUFRA COMPROMETIDOS COM A EVANGELIZAÇÃO”.

Para auxiliar a reflexão foi exposto também o tema “Evangelizar-se para evangelizar” e o subsídio “Ação Missionária dos Franciscanos Seculares”, de Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM. Depois das exposições, formação de grupos, discussão e encaminhamentos em plenário, foi aprovado o Plano de Ação Missionária que deverá ser desenvolvido segundo os seguintes tópicos, respeitadas as realidades de cada Região:

1) Auto-evangelização, através de:
    - Leitura orante do Evangelho e das Fontes Franciscanas, de círculos de palestras e círculos bíblicos;
    - Testemunho discreto;

2) Famílias, através de:
    - Encontros e visitas da Fraternidade local às famílias dos irmãos e irmãs do SEI e visitas aos doentes da comunidade;
    - Entrosamento com as famílias dos irmãos e irmãs da Fraternidade local.

3) Diálogo com o mundo, através de:
    - Ações apostólicas corajosas, diante de um mundo concreto, com suas mudanças, valores e desafios, com opção preferencial pelo pobres;
    - Adesão a grupos de missionários franciscanos;
    - Gestos missionários “ad extra”.

Diante do nosso chamado a sermos missionários peçamos ao Senhor que nos guie e nos ajude a colocar em prática essas metas para continuar a sua e nossa missão no mundo.

Que São Francisco interceda por nós na busca da vivência de nossa missão.

Um abraço fraterno,
Denize Aparecida Marum Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário