Fraternidade São Francisco de Assis

Fraternidade de São Francisco de Assis

Rua Costa Ferraz, 38, Rio Comprido, RJ
Tel: 2273-9761 / 2273-8387
e-mail: ofs.riocomprido@hotmail.com

Erigida Canonicamente em 1º de julho de 1967



Nossos encontros fraternos acontecem nos 2º e 4º domingos do mês, de 08:30 às 12:00 horas. Nos reunimos em nossa Sede após a Missa das 08:30 nos 2º domingos e nos 4º domingos nos reunimos em nossa Sede às 08:30 e às 11 horas temos a Santa Missa.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Santa Maria Josefa Roselló


Virgem, Terceira Ordem (1811-1880)
Fundadora das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia. Canonizada por Pio XII em 12 de junho de 1949.
A 17 de maio de 1809 Napoleão decretou que os Estados Pontifícios fossem anexados ao Império Francês. À noite, o papa Pio VII excomungou Napoleão, e disse que não cederia. Ele foi preso em Savona, a 40 quilômetros de Gênova. A pressão continuou sobre os bispos que, aos poucos, foram aderindo ao decreto que permitia a Napoleão também designar novos bispos. A partir de 1814 as coisas começaram a voltar ao normal. A igreja foi vencendo os problemas criados pelos franceses, mantendo a independência de seu pequeno estado. Preocupa-se com os pobres e cria instituições assistenciais, que foi novidade na época.
Nesse ambiente em que a Igreja se volta para acolhimento dos pobres nasceu e cresceu Benedita, que recebeu o nome na glória dos santos de Maria Josefa Rossello.
Benedita nasceu em Albisola Marina, em Savona, Itália, em 27 de maio de 1811, de uma familia humilde, que trabalhava com argila, fabricando vasilhas.
Inscreveu-se muito jovem na Ordem Terceira de São Francisco. Aos dezenove anos foi para a casa dos Monleoni, para cuidar do Patriarca, já idoso e adoentado. Fez isso com tamanha dedicação e carinho que, após sete anos, ao morrer Monleoni, sua viúva quis adotá-la, inclusive com a possibilidade de que ela se tornasse herdeira deles, pois não tiveram filhos. Ela recusou, porque seu desejo era viver em uma casa de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário