terça-feira, 13 de novembro de 2018

Formação permanente: Trabalho como Vocação e Missão

 

Nossa fraternidade se reuniu no domingo dia 11/11 para mais uma formação permanente e nosso irmão formador Marco Antônio nos contemplou com o tema do trabalho a partir da nossa regra: Trabalho como vocação e missão - por Frei Francis Bongajum Dor, OFMCap (Assistente Espiritual CIOFS).
A partir da passagem Jo 17, 18 a nossa reflexão começou a partir do envio e de como o trabalho é uma forma de evangelizar.
Em seguida tivemos uma partilha com os irmãos e cada um expôs como é seu trabalho hoje, e os irmãos mais experientes relataram um pouco de como eram antes da aposentadoria. E claro também contamos com o trabalho contínuo das mulheres (o do lar e assim a dupla jornada). E conhecemos um pouco mais do trabalho dos irmãos e irmãs.

Após essa partilha, refletimos o documento apresentado. Dentre os pontos refletidos:


  •  Como irmãos e irmãs "impulsionado... para alcançar a perfeição da caridade em seu estado secular" (Regra 2), é importante que os franciscanos seculares terem tempo para refletir, rezar e partilhar sobre sua relação com o trabalho à luz da Revelação Divina, os ensinamentos sociais da igreja e sua própria Regra.
  • Nossa atitude em relação ao trabalho (As constituições gerais da OFM lembram que "para Francisco, o trabalho é um dom e o trabalho é uma graça").
  • O dom do descanso (O tempo livre e a recreação têm seu próprio valor e são necessário para o desenvolvimento da pessoa).
  • O desemprego (“Na convicção de que o trabalho é um direito e um dever e que toda forma
    de trabalho merece respeito, os irmãos se comprometem a colaborar para que todos tenha a possibilidade de trabalhar e para que os meios de trabalho sejam sempre mais humano”).
  • Evangelização através do nosso trabalho (Evangelizar através do nosso trabalho é reconhecê-lo como dom de Deus).
    Neste ano em que celebramos o quadragésimo aniversário da atual Regra da OFS temos a oportunidade particular para reflexão e oração e também para compartilhar sobre esses pontos.
    Estimem o trabalho como um dom e como participação na criação, na redenção e no serviço da comunidade humanas. (Regra OFS, 16)



    Paz e Bem!
    Sandra Regina Oliveira OFS

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário