segunda-feira, 14 de março de 2011

Palavras do Ministro Nacional - Janeiro 2011

Caros irmãos e irmãs, Paz e Bem!

"Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, porque até agora fizemos pouco ou nada" (1 Cel, 103).

Creio que nada melhor para nós, neste início de ano, do que pensarmos em recomeçar. Digo, para o franciscano, tal iniciativa não se constitui em algo extraordinário, mas faz parte do ser franciscano que sempre quer deixar-se conduzir pelo Senhor, à maneira de São Francisco de Assis, retornando cada dia, de novo ao caminho iniciado, em nome do Senhor.
Basicamente, em 1 Celano, 103, assim encotramos: "Embora o santo pai já fosse diante de Deus um homem consumado na graça e brilhasse por suas obras entre os homens deste mundo, estava sempre pensando em empreender coisas mais perfeitas (...) propunha-se a fazer grandes coisas sob a orientação de Cristo". Pela herança, deixada por Francisco, devemos recomeçar; convertemo-nos a cada dia - como irmãos e irmãs da penitência; reavivar o dom da vocação franciscana recebida do Senhor; o apostolado de comunicar aos outros o Evangelho pelo exemplo e pela palavra; a ser mais atuanetes e participativos como Fraternidade unida em Cristo.
Certamente, base sólida é nossa REGRA.Ela, como "medula do Evangelho" (Paulo VI) e como síntese da vida franciscana, é base segura para motivar o nosso recomeço de vida consagrada ao Reino de Deus. Fonte donde se deve beber todos os dias. Alimento saudável para dar forças. Segurança de se estar trilhando o caminho certo.
Recomeçar a ler, estudar, meditar, tirar conclusões, confrontar nossas atitudes atuais, amar nossa Regra e, também, nossas Constituições Gerais, será nossa meta neste ano de 2011. Até mesmo o Capítulo Nacional do Brasil, que será celebrado em março de 2011, no Rio de Janeiro, terá como nosso tema: "NOSSA REGRA É NOSSA VIDA" e o lema: "Revendo os Passos Dados".
De forma individual, ou mesmo comunitária nas Fraternidades, busquemos nos aprofundar naquilo que é nosso. Foi a Regra, em sua totalidade, que professamos. E é a sua vivência que nos levará ao encontro com Deus, pela transformação do Espírito Santo, por Cristo e em Cristo.
"E todo aquele que isto observar, seja repleto no céu da bênção do Altíssimo Pai e seja na terra cumulado com a bênção do seu dileto Filho, juntamente com o Santíssimo Espírito Paráclito".
Cada irmão e irmã deverão, a cada dia, organizar seu momento de leitura, estudo e oração da Regra. Os Ministros locais deverão buscar, incentivar os demais nesta prática. Juntos, como Família Franciscana Secular, unida nesta grande corrente de vivência da Regra, como prática assumida para toda a vida, não só faremos em 2011 no Capítulo Ordinário Avaliativo Nacional, mas sempre estaremos confrontando e dirigindo nossos passos pela ótica de nossa REGRA.
Amemos, valorizemos, vivamos nossa Regra de vida. É a própria Igreja, através do Breve Apostólico "SERAPHICUS PATRIARCHA" do Papa Paulo VI que nos garante: "Alegremo-nos, portanto, porque o carisma franciscano conserva vigor, ainda hoje, para o bem da Igreja e da comunidade humana, apesar do serpejar de doutrinas acomodatícias e do crescimento de tendências que afastam os homens de Deus e das coisas sobrenaturais (...) Dessa maneira, nós, confiando que a forma de vida pregada por aquele admirável homem de Assis, receberá um novo impulso e florescerá com vigor... aprovamos e confirmamos, com nossa apostólica autoridade, em virtude dessas letras, a Regra da Ordem Franciscana secular e ljer acrescentamos o vigor da sanção apostólica... estabelecemos, finalmente, que estas letras permaneçam firmes e atinjam plenamente seus efeitos, agora e no futuro..."
Sejamos firmes no propósito que nos levou a abraçar a vocação franciscana secular.
Em louvor de Cristo!

Antonio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt, OFS, Ministro Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário