quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25 de Agosto São Luís, Rei de França

25 de Agosto
São Luís, Rei de França


Luís IX, rei da França nasceu aos 25 de abril de 1215. Foi educado rigidamente por sua mãe Branca de Castela e por ela encaminhado à santidade. Começou a ser rei da França em 1226. Casado com Margarida de Provença, ele impôs-se por toda vida exercício diário de piedade e penitência em meio de uma corte elegante e pomposa. Viveu na corte como o mais rígido monastério e tomou a todo o país como campo de sua inesgotável caridade. Quando o qualificavam de demasiado liberal com os pobres, respondia: "prefiro que meus gastos excessivos estejam constituídos por luminoso amor de Deus, e não por luxos para a vã glória do mundo".
Sensível e justo, concedia audiência a todos debaixo do célebre bosque de Vincennes. Admirava-lhes sua serena justiça, objetiva supremo de seu reinado. A seu primogênito e herdeiro lhe disse uma vez: "preferiria que um escocês viesse da Escócia e governasse o reino bem e com lealdade, e não que tu meu filho, o governasse mal". Toda sua vida sonhou em poder liberar a Terra Santa das mãos dos turcos. Por uma primeira cruzada promovida por ele terminou em fracasso. O exército cristão foi derrotado e dizimado pela peste. O rei caiu prisioneiro, precisamente a prisão de Luís IX foi o único resultado da expedição. As virtudes do rei impressionaram profundamente os muçulmanos, que o apontaram "o sultão justo".
Em uma segunda expedição ao oriente, ele mesmo morreu de tifo em 1270. Antes de expirar mandou dizer ao Sultão de Túnez: "Estou resoluto a passar toda minha vida de prisioneiro dos sarracenos sem voltar a ver a luz, contanto que tu e teu povo possais fazer-se cristãos".
Os terceiros franciscanos festejam neste dia 25 de agosto a seu patrono, São Luís, rei da França, ilustre co-irmão na terceira Ordem da penitência. Foi sua mãe Branca de Castela que o encaminhou à santidade. Foi um terceiro franciscano que teve de Deus o encargo de exercitar a caridade em terras da França. Na história da França se recorda como um soberano sapientíssimo e também enérgico. O vemos praticar todas as obras de misericórdia convencional, traduz sua fé em ação e buscou no solo viver, e também governar segundo os preceitos da religião. São Luís IX, rei da França, morreu em 25 de agosto com a idade de 55 anos. Seu corpo foi levado à França e repousa em São Dionísio.

PATRONO DA OFS - 25 DE AGOSTO

Glorioso São Luís, dignai-vos lançar sobre nós o vosso olhar. Com confiança elevamos a vós os pensamentos e corações. Apresentai a Deus as nossas súplicas e ajudai-nos a cumprir os deveres de cristãos e franciscanos seculares, para chegarmos um dia como vós à glória do céu. Amém.
Glorioiso São Luís, não fostes escolhido patrono da Ordem Terceira por teres sido um grande na terra e sim porque fostes o modelo perfeito de vida evangélica. Rodeado pelo fausto da corte, não deixastes obcecar-vos pelo poder e pelas honras, pela riqueza e as vaidades, pelos prazeres e a moleza do corpo. Tivestes uma vida sóbria e austera. Não conhecestes outro temor senão o de ofender a Deus pelo pecado. Os divinos mandamentos foram a norma segura de todos os vossos atos em caridade e justiça na vida pública e particular.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio e pela intercessão da Virgem Maria Imaculada, para que nunca nos deixemos fascinar pelas atrações enganadoras do mundo e da carne, mas sigamos firmemente o caminho do dever, dia por dia, segundo a Regra Franciscana que professamos.
Pai nosso...Ave,Maria...Glória ao Pai...
Glorioso São Luís, sois um modelo admirável pelo vosso extraordinário espírito de fé. Colocastes a dignidade de filho de Deus obtida pelo santo batismo muito acima da glória de ser rei da França. O fundamento firme da vossa fé consistia na palavra de Cristo no Evangelho. Não quisestes por isso ver a aparição de Jesus na Hóstia consagrada, porque mais confiáveis no testemunho divino, do que nos vossos sentidos. Nem ameaças de tormentos e de morte puderam fazer-vos vacilar na fidelidade inquebrantável a Nosso Senhor e à sua Santa Igreja.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio, e pela intercessão da Virgem Maria chamada bem-aventurada por causa de sua fé, que tomemos sempre como luzeiro da nossa vida diária a palavra do Santo Evangelho infalível, que saibamos apreciar o valor dos bens invisíveis, da graça e dos santos Sacramentos para a nossa felicidade no tempo e na eternidade.
Pai nosso... Ave, Maria... Glória ao Pai...
Glorioso São Luís, o nosso modelo no generoso cavalheirismo em serviço a Cristo presente nos mínimos irmãos, na Santa Eucaristia e nos poderes sacerdotais da Santa Igreja. Diariamente prestáveis os mais humildes serviços aos pobres, indigentes e leprosos, assistíeis diariamente à Santa Missa e rezáveis com fervor o Ofício Divino. Por duas ou três vezes demonstrastes 
a vossa bravura, brandindo a espada por amor aos santos lugares. Resgatastes por alto preço a coroa de espinhos de Jesus e construístes por devoção a esta preciosa relíquia da Paixão a maravilha de arte, a santa capela.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio e pela intercessão da Santa Mãe de Cristo, Nosso Senhor, que sejamos fiéis cavalheiros do amor seráfico no tríplice serviço do Rei dos reis, pela caridade, o culto e a defesa da Santa Igreja.Pai nosso... Ave, Maria... Glória ao Pai...Rogai por nós São Luís.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


ORAÇÃO - Ó Deus, que transferistes São Luís dos cuidados de um reino terrestre à glória do Reino do Céu, concedei-nos, por sua intercessão, desempenhar nossas tarefas de cada dia, e trabalhar para a vinda do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário