São Luís, Rei de França
Luís IX, rei da França nasceu aos 25 de abril de 1215. Foi educado rigidamente por sua mãe Branca de Castela e por ela encaminhado à santidade. Começou a ser rei da França em 1226. Casado com Margarida de Provença, ele impôs-se por toda vida exercício diário de piedade e penitência em meio de uma corte elegante e pomposa. Viveu na corte como o mais rígido monastério e tomou a todo o país como campo de sua inesgotável caridade. Quando o qualificavam de demasiado liberal com os pobres, respondia: "prefiro que meus gastos excessivos estejam constituídos por luminoso amor de Deus, e não por luxos para a vã glória do mundo".
Sensível e justo, concedia audiência a todos debaixo do célebre bosque de Vincennes. Admirava-lhes sua serena justiça, objetiva supremo de seu reinado. A seu primogênito e herdeiro lhe disse uma vez: "preferiria que um escocês viesse da Escócia e governasse o reino bem e com lealdade, e não que tu meu filho, o governasse mal". Toda sua vida sonhou em poder liberar a Terra Santa das mãos dos turcos. Por uma primeira cruzada promovida por ele terminou em fracasso. O exército cristão foi derrotado e dizimado pela peste. O rei caiu prisioneiro, precisamente a prisão de Luís IX foi o único resultado da expedição. As virtudes do rei impressionaram profundamente os muçulmanos, que o apontaram "o sultão justo".
Em uma segunda expedição ao oriente, ele mesmo morreu de tifo em 1270. Antes de expirar mandou dizer ao Sultão de Túnez: "Estou resoluto a passar toda minha vida de prisioneiro dos sarracenos sem voltar a ver a luz, contanto que tu e teu povo possais fazer-se cristãos".
Os terceiros franciscanos festejam neste dia 25 de agosto a seu patrono, São Luís, rei da França, ilustre co-irmão na terceira Ordem da penitência. Foi sua mãe Branca de Castela que o encaminhou à santidade. Foi um terceiro franciscano que teve de Deus o encargo de exercitar a caridade em terras da França. Na história da França se recorda como um soberano sapientíssimo e também enérgico. O vemos praticar todas as obras de misericórdia convencional, traduz sua fé em ação e buscou no solo viver, e também governar segundo os preceitos da religião. São Luís IX, rei da França, morreu em 25 de agosto com a idade de 55 anos. Seu corpo foi levado à França e repousa em São Dionísio.
PATRONO DA OFS - 25 DE AGOSTO
Glorioso São Luís, dignai-vos lançar sobre nós o vosso olhar. Com confiança elevamos a vós os pensamentos e corações. Apresentai a Deus as nossas súplicas e ajudai-nos a cumprir os deveres de cristãos e franciscanos seculares, para chegarmos um dia como vós à glória do céu. Amém.
Glorioiso São Luís, não fostes escolhido patrono da Ordem Terceira por teres sido um grande na terra e sim porque fostes o modelo perfeito de vida evangélica. Rodeado pelo fausto da corte, não deixastes obcecar-vos pelo poder e pelas honras, pela riqueza e as vaidades, pelos prazeres e a moleza do corpo. Tivestes uma vida sóbria e austera. Não conhecestes outro temor senão o de ofender a Deus pelo pecado. Os divinos mandamentos foram a norma segura de todos os vossos atos em caridade e justiça na vida pública e particular.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio e pela intercessão da Virgem Maria Imaculada, para que nunca nos deixemos fascinar pelas atrações enganadoras do mundo e da carne, mas sigamos firmemente o caminho do dever, dia por dia, segundo a Regra Franciscana que professamos.Pai nosso...Ave,Maria...Glória ao Pai...
Glorioso São Luís, sois um modelo admirável pelo vosso extraordinário espírito de fé. Colocastes a dignidade de filho de Deus obtida pelo santo batismo muito acima da glória de ser rei da França. O fundamento firme da vossa fé consistia na palavra de Cristo no Evangelho. Não quisestes por isso ver a aparição de Jesus na Hóstia consagrada, porque mais confiáveis no testemunho divino, do que nos vossos sentidos. Nem ameaças de tormentos e de morte puderam fazer-vos vacilar na fidelidade inquebrantável a Nosso Senhor e à sua Santa Igreja.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio, e pela intercessão da Virgem Maria chamada bem-aventurada por causa de sua fé, que tomemos sempre como luzeiro da nossa vida diária a palavra do Santo Evangelho infalível, que saibamos apreciar o valor dos bens invisíveis, da graça e dos santos Sacramentos para a nossa felicidade no tempo e na eternidade.Pai nosso... Ave, Maria... Glória ao Pai...
Glorioso São Luís, o nosso modelo no generoso cavalheirismo em serviço a Cristo presente nos mínimos irmãos, na Santa Eucaristia e nos poderes sacerdotais da Santa Igreja. Diariamente prestáveis os mais humildes serviços aos pobres, indigentes e leprosos, assistíeis diariamente à Santa Missa e rezáveis com fervor o Ofício Divino. Por duas ou três vezes demonstrastes a vossa bravura, brandindo a espada por amor aos santos lugares. Resgatastes por alto preço a coroa de espinhos de Jesus e construístes por devoção a esta preciosa relíquia da Paixão a maravilha de arte, a santa capela.
Ajudai-nos com o vosso poderoso patrocínio e pela intercessão da Santa Mãe de Cristo, Nosso Senhor, que sejamos fiéis cavalheiros do amor seráfico no tríplice serviço do Rei dos reis, pela caridade, o culto e a defesa da Santa Igreja.Pai nosso... Ave, Maria... Glória ao Pai...Rogai por nós São Luís.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário