sábado, 17 de abril de 2010

Especial: ”Dom Orani há 1 ano no Rio de Janeiro”

Dom Orani João Tempesta em apenas um ano conquistou a confiança e a admiração do povo carioca. Neste tempo, como Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, já recebeu os títulos de “Arcebispo mais carioca do Rio” e de “Cidadão Honorário da Cidade”. Além do carinho de cada cristão que o conhece.

Bispo popular, aproximou o povo da Igreja, e a Igreja da cultura popular. Visitou escolas de samba, esteve na festa de aniversário da Cidade, se aproximou de quem viveu momentos de muita alegria, mas também daqueles que sofreram dores irreparáveis, como os que perderam moradias e parentes, no Morro São Sebastião, em Cascadura, no final do ano passado. E, mais recentemente, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, onde fez questão de ir para ver, pessoalmente, os estragos causados pela chuva.

Durante a Novena de São Sebastião, mesmo sabendo que seria difícil o acesso ao Morro de São Sebastião, em Cascadura, Dom Orani fez questão de fazer a Igreja presente e de prestar sua solidariedade às famílias sofridas por causa do deslizamento de terra que ocorreu no morro, no dia 31 de dezembro.

Com as enchentes de abril, sua posição foi a mesma: prestar auxílio e solidariedade a todo o povo, pedindo aos sacerdotes de toda a Arquidiocese que estivessem atentos às necessidades locais, abrindo mesmo as portas das suas comunidades para acolherem os necessitados. Dom Orani está sempre preocupado em acompanhar aqueles que mais precisam e está atento às realidades das famílias, que precisam viver com segurança e dignidade.

Por todas as suas qualidades, e especialmente por sua dedicação ao rebanho carioca, em dezembro, o Arcebispo recebeu o título de Cidadão Honorário da Cidade, no Plenário da Câmara Municipal do Rio. Na ocasião, muitas pessoas fizeram questão de destacar características marcantes do Arcebispo: trabalhador incansável, humildade e caridade foram algumas delas.

Sempre atento ao que se passa no Brasil e no mundo, Dom Orani sabe lidar muito bem com as diferenças, e isso foi também destacado no evento pelo Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (Conic), Dom Filadelfo Oliveira, em uma homenagem que fez a Dom Orani.

- Creio que algumas pessoas transcendem as Instituições. Meu caro, você é uma delas. Você não é o bispo somente dos católicos, você é o bispo do povo de Deus, declarou.

Já no aniversário da Cidade, em um evento na Centro do Rio, o coordenador, Roberto Cury, presenteou o Arcebispo com um troféu que dizia “Ao Arcebispo mais carioca do Rio”, afirmando que Dom Orani já havia sido popularizado como tal.

Seja nos momentos alegres ou tristes, Dom Orani sempre está perto do povo. E isso anima muito a Igreja Católica. Nesses 12 meses à frente do governo Arquidiocesano, ele percorreu todos os vicariatos, muitas comunidades, sempre com a meta de conhecer melhor as 252 Paróquias da Arquidiocese, seus fiéis e as realidades experimentadas.

Dom Orani vem sendo incansável no anúncio do Evangelho e no incentivo à prática da caridade. Um verdadeiro pastor do povo carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário