domingo, 13 de junho de 2010

Jornal O Franciscano - Junho / 2010




O FRANCISCANO

criado em 1952 - reeditado em 1995
Órgão da Fraternidade
São Francisco de Assis –Rio Comprido
do Rio de Janeiro/OFS.

Nº 91 – Junho/2010.


Editorial
Queridos irmãosNeste mês de junho, em que festejamos o nosso amado Santo Antonio não poderíamos deixar de lembrar, através das Palavras de Francisco, o amor que o nosso Seráfico Pai tinha por este Frade.Trazemos, também, uma passagem relatada nos Fioretti referente ao nosso querido Santo Antonio, e uma breve história sobre o inicio de sua vida franciscana.Em Rápidas e Boas temos vários avisos e lembretes de nossa irmã Ministra.
A todos uma boa leitura e Paz e Bem aos irmãos. 
____________________________________________________________________________________

Da maravilhosa prédica, a qual fez S. Antônio de Pádua em consistório

O maravilhoso vaso do Espírito Santo, monsieur S. Antônio de Pádua, um dos discípulos escolhidos e companheiros de S. Francisco, ao qual S. Francisco chamava seu vigário, pregando uma vez em consistório diante do papa e dos  cardeais (no qual consistório havia homens de diversas nações, isto é, gregos, latinos, franceses, alemães, eslavos e ingleses e de outras diversas línguas do mundo); inflamado do Espírito Santo tão eficazmente, tão devotamente, tão sutilmente, tão docemente e tão claramente e intuitivamente expôs e falou a palavra de Deus, que todos os que estavam em consistório, conquanto usassem línguas diversas, claramente lhe entendiam as palavras distintamente como se ele tivesse falado na língua de cada um, e todos estavam estupefatos e lhes parecia que se havia renovado o antigo milagre dos apóstolos no tempo de Pentecostes, os quais falavam por virtude do Espírito Santo em todas as línguas. E diziam junto um  para o outro com admiração: “Não é de Espanha este que prega? E como ouvimos em seu falar o nosso idioma?” O papa semelhantemente considerando e maravilhando-se da profundeza das palavras dele, disse: “Este é verdadeiramente arca do Testamento e armário da Escritura divina”. Em louvor de Cristo. Amém
I Fioretti – capítulo 39
 ____________________________________________________________________________________ 

Palavras de FranciscoComo deve ser um pregador

Queria que os ministros da palavra de Deus fossem pessoas que se entregassem totalmente aos estudos espirituais, sem serem impedidos por nenhuma outra ocupação. Dizia que tinham sido escolhidos por um grande rei para transmitir aos povos as palavras que colhessem de sua boca. E afirmava: “O pregador tem que haurir primeiro na oração, feita em segredo, aquilo que depois vai derramar em palavras sagradas. Tem que se esquentar primeiro por dentro, para não proferir palavras frias”. Dizia que esse ofício devia ser respeitado e que todos deviam venerar os que o exercem. Dizia: “Eles são a vida do corpo, eles  que combatem os demônios, eles são a luz do mundo”.
     Achava que os doutores em teologia mereciam honras ainda maiores. Certa ocasião fez escrever de modo geral o seguinte: “Devemos honrar e venerar todos os teólogos e os que administram as palavras de Deus como aqueles que nos administram espírito e vida”. Mandou escrever um dia no cabeçalho de uma carta que ele enviava a Santo Antonio: “A Frei Antonio, meu bispo”.
Tomás de Celano – Vida II – cap. 122.
 ____________________________________________________________________________________

Santo AntonioFrei Ricardo F. Dias, OFM Conv.
É o santo reverenciado em vários países do mundo, levando-o ser o santo mais popular da Igreja Católica.
Seu nome é lembrado em nome de pessoas, cidades, dioceses, paróquias, capelas, capitéis; sua representação é variada, mas prevalece aquela na qual ele veste o hábito franciscano com a Bíblia no braço esquerdo e, sobre esta, o Menino Jesus.
Santo Antonio era segundo suas próprias palavras um santo de obras. São suas as seguintes palavras: “Cessem as palavras ... que falem as obras”.
Seu nome Fernando Bulhões era da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, da qual recebeu toda formação acadêmica e conhecimento extraordinário da Sagrada Escritura. Fascinado pelos ideais da Ordem recém formada por Francisco de Assis, Fernando vê a realização de levar ao mundo a mensagem de amor e paz trazida por Deus.
Ingressou na Ordem Franciscana em 1220 e passou a se chamar Frei Antônio. Recebe a missão de partir para o Marrocos, em companhia de Frei Felipe, com a missão “Vão, caríssimos, e anunciem a todos a paz e a penitência para o perdão dos pecados”.
Uma grave doença o afligiu, e Frei Antonio, já em pleno mar, retornou a sua pátria de origem Portugal, mas o ímpeto do vento conduziu o barco  para Sicília, Itália, desembarcando ao sul de Messina, onde foi acolhido por frades do convento ali existente.
Após o capítulo de 1221, numa ordenação sacerdotal de Frades Menores e Pregadores Dominicanos, em Forli, começa a ser reconhecido por sua grande capacidade oratória  e vasto conhecimento exegético. Sendo nomeado pregador na região da Romanha e encarregado, por Francisco de Assis, de ensinar Teologia aos frades.
Extraído da Revista São Francisco em Conversa – Ano II nº 20 – junho/2000.
 ____________________________________________________________________________________

RÁPIDAS E BOAS

Frei Donil e o Conselho contam com a colaboração dos irmãos para a doação de bolsas alimentícias e artigos de limpeza para o Convento. Não se esqueçam dos artigos de higiene pessoal para os nossos padres. Lembramos que estas doações devem ser entregues, em nossa Sede, nos 4º domingos do mês.

O Conselho da Fraternidade comunica aos irmãos que a Fraternidade possui uma página de acesso pela internet através do endereço:

http://ofsriocompridorj.blogspot.com/

O Conselho tem disponibilizado, através da internet, comunicados a todos os irmãos, não deixem de informar os respectivos e-mails, a fim de que possam receber durante o mês as notícias de nossa Fraternidade.

Dia 26 de junho teremos, às 8:30h, na Fraternidade de São Sebastião – EPF Escola Permanente de Formação – A reunião é aberta a todos os irmãos professos que desejarem participar.

Dia 27 de junho – 4º domingo – faremos um passeio ao Parque da Cidade onde se realizará nossa reunião e também será celebrada, por Frei Donil, a Santa Missa. A saída será às 8:30h de nossa Sede com retorno previsto para as 13:00h.

Dia 11 de julho – 2º domingo – após a Santa Missa em nossa Paróquia e a reunião em nossa Sede, com o tema da Campanha da Fraternidade, estaremos realizando a nossa festa Julina. Não esqueçam de trazer prendas e pratos típicos. O Conselho conta com a presença de todos os irmãos.

A irmã Ministra agradece a todos os irmãos pelas doações feitas por ocasião do trezenário de Santo Antônio e na festa junina da Paróquia.

Parabéns aos irmãos eleitos para o Regional:
Marco Antonio Dias Rodriguez (Coord 1º Distrito)
João Bosco Souza Gestal (3º Titular do Conselho Fiscal)
____________________________________________________________________________________

Comunicado da Tesouraria

     O irmão Orlando comunica que já está recolhendo a Contribuição Financeira, no valor de R$ 30,00 e a Assinatura da Revista Paz e Bem, no valor de R$ 20,00, para o ano de 2010.
____________________________________________________________________________________

Comunicado do SEI 
A irmã Marita nos solicita que em nossas orações diárias deste mês sejam lembrados os nomes dos nossos queridos irmãos: Sylvio, Sandra, Rosa de Lima, Regina Célia, Francisco, Celso e sua esposa Marlene.  ____________________________________________________________________________________

ANIVERSARIANTES DO MÊS
Hermínia......................23/06A todos votos de muitas felicidades e que São Francisco os abençoe e os proteja.
 ____________________________________________________________________________________

E-mail recebido em 06.06.2010
"Caríssimos irmãos e irmãs do CROFS,Paz e Bem!Envio a seguir, a pedido do Helio, a carta convite para a Jornada Franciscana de toda Família Franciscana de nosso Regional, a ser realizada no dia 04 de julho na Tijuca - em colégio que fica de frente para a igreja dos Capuchinhos. A mesma está sendo enderaçada a todas Fraternidades locais.Fraternalmente,Anderson Moura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário