sábado, 10 de julho de 2010

Jornal O Franciscano - Julho 2010

O FRANCISCANO
criado em 1952 - reeditado em 1995
Órgão da Fraternidade
São Francisco de Assis –Rio Comprido
do Rio de Janeiro/OFS.
Nº 92 – Julho/2010.

editorial

Caríssimos irmãos em Francisco, que a paz do Senhor esteja sempre conosco.

No próximo dia 20 de julho comemoraremos o dia internacional do amigo. A data foi inspirada na data em que o homem chegou a lua, no dia 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Não vamos nos esquecer de neste dia lembrarmos em nossas orações de todos os nossos amigos.

Trazemos em Palavras de Francisco o início do livro de Tomás de Celano sobre a biografia do nosso tão querido e amigo Seráfico Pai São Francisco, e podemos ter certeza de que para Deus nada é impossível, basta apenas que tenhamos nossos corações abertos ao Senhor.

Em Rápidas e Boas temos os avisos de nossa Ministra.

A todos uma boa leitura e Paz e Bem.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Versos do Irmão Francisco Gomes Matos OFS

Paz e Bem em Rimas

Paz e Bem é mais que uma elevada saudação.
Paz e Bem é o amor ao próximo na linguagem pura do coração.
Paz e Bem é mais que uma bela intenção.
Paz e Bem é o plantio de harmonia e bondade com força de profunda oração.
Paz e Bem é mais que franciscana devoção.
Paz e Bem é Jesus a exemplaridade em nossa cristã interação.
Paz e Bem

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Palavra de Francisco

Conduta e mentalidade mundanas de Francisco

(N.A. O autor não precisa a data, mas declara, que Francisco morreu “no vigésimo ano de sua conversão”, “vinte anos depois de se ter consagrado totalmente a Cristo”. Esta conversão aconteceu “por volta dos vinte e cinco anos”. São Francisco morreu a 3 de outubro de 1226, seu nascimento, portanto, deve ser fixado em 1181 ou 1182).
Vivia na cidade de Assis, na região do vale de Espoleto, um homem chamado Francisco. Desde os primeiros anos foi criado pelos pais no luxo desmedido e na vaidade do mundo. Imitou-lhes por muito tempo o triste procedimento e tornou-se ainda mais frívolo e vaidoso.
Por toda parte entre os que se diziam cristãos, difundiu-se esse péssimo costume, como se fosse lei, confirmado e preceituado por todos os que procuram educar seus filhos desde o berço com muita moleza e dissolução.
Assim, escravos voluntários do pecado, entregam seu corpo como instrumento do mal. Sem nada conservar da religiosidade cristã em sua vida e em seus costumes, defendem-se apenas com o nome de cristãos. Esses infelizes muitas vezes até fingem ter feito coisas piores do que de fato fizeram, para não passarem por mais vis na medida em que forem mais inocentes.
Nesses tristes princípios foi educado desde a infância o homem que hoje veneramos como santo, porque de fato é santo. Neles perdeu e consumiu miseravelmente o seu tempo quase até os vinte e cinco anos. Pior ainda: superou os jovens de sua idade nas frivolidades e se apresentava generosamente como um incitador para o mal e um rival em loucuras. Todos o admiravam e ele procurava sobrepujar aos outros no fausto da vanglória, nos jogos, nos passatempos, nas risadas e conversas fúteis, nas canções e nas roupas delicadas e flutuantes. ... até que Deus o olhou do céu, Por causa de seu nome, afastou para longe dele o seu furor, para que não perecesse de vez. Desde então esteve sobre ele a mão do Senhor e a destra do Altíssimo o transformou para que, por seu intermédio, fosse concedida aos pecadores a confiança na obtenção da graça e desse modo se tornasse um exemplo de conversão para Deus diante de todos/Tomas de Celano – Primeiro Livro – Capítulo 1

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Rápidas e Boas

Frei Donil e o Conselho contam com a colaboração dos irmãos para a doação de bolsas alimentícias e artigos de limpeza para o Convento. Não se esqueçam dos artigos de higiene pessoal para os nossos padres. Lembramos que estas doações devem ser entregues, em nossa Sede, nos 4º domingos do mês.

Registramos, com imensa alegria e imenso orgulho, a visita que o nosso querido Ministro Nacional, Ir. Benedito fez em companhia da nossa irmã Irany (Frat. São Sebastião) à residência do Ir. Sylvio. Várias histórias da OFS do Brasil e da Argentina foram relembradas.

Dia 25 de julho – Assembléia Paroquial – Início as 8:00 h – O Conselho conta com a participação de paroquianos de nossa Fraternidade. Para maiores informações favor entrar em contato com a Ministra.

Dia 7 de agosto – sábado – Encontro de Conselhos do 1º Distrito em nossa Sede, das 8:30h às 16:00h. O Conselho solicita a participação de irmãos para apoio ao evento. Os interessados em ajudar favor entrar em contato com a nossa Ministra.

Dia 8 de agosto – 2º domingo – Dia dos Pais – Caminhada Penitencial de nossa Sede à Igreja São Sebastião (Capuchinhos) onde haverá a celebração eucarística. Horário 8:00h às 11:30h – O Conselho conta com a participação de todos os irmãos. Aqueles que não puderem fazer a caminhada deverão esperar pelos outros irmãos na própria Igreja de São Sebastião.

Dia 14 de agosto – sábado - Reunião do Conselho da Fraternidade em nossa Sede. Horário 15:00h às 17:00h.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Comunicado da Tesouraria

O irmão Orlando comunica que já está recolhendo a Contribuição Financeira, no valor de R$ 30,00 e a Assinatura da Revista Paz e Bem, no valor de R$ 20,00, para o ano de 2010.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Comunicado do SEI

A irmã Marita nos solicita que em nossas orações diárias deste mês sejam lembrados os nomes dos nossos queridos irmãos: Flora, Sylvio, Sandra, Rosa de Lima, Regina Célia, Francisco, Celso e sua esposa Marlene.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Regina Célia......................04/07
José Augusto......................13/07
Tavares...............................16/07
Lourdes...............................17/07
Janey...................................18/07
Jayme ................................ 31/07
Vera Lúcia..........................31/07

A todos votos de muitas felicidades e que São Francisco os abençoe e os proteja.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Reflexões para o Dia dos Amigos

Ninguém se humaniza senão pelo encontro com outros homens.
Ninguém se auto-realiza senão através do outro.
O diálogo é uma etapa no crescimento das pessoas.
Deus criou o homem para viver em comunidade de amor. Só assim ele consegue desenvolver seus talentos.
A verdadeira amizade exige muitas renúncias e sacrifícios, pois é preciso aceitar o outro com todas as suas diferenças e falhas.
Na espiritualidade franciscana, o essencial é o diálogo e o amor fraterno dos irmãos entre si.

*----------------------------------------------------------------------------------------------*

Salve 26 de julho Dia dos Avós

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário