Fraternidade São Francisco de Assis

Fraternidade de São Francisco de Assis

Rua Costa Ferraz, 38, Rio Comprido, RJ
Tel: 2273-9761 / 2273-8387
e-mail: ofs.riocomprido@hotmail.com

Erigida Canonicamente em 1º de julho de 1967



Nossos encontros fraternos acontecem nos 2º e 4º domingos do mês, de 08:30 às 12:00 horas. Nos reunimos em nossa Sede após a Missa das 08:30 nos 2º domingos e nos 4º domingos nos reunimos em nossa Sede às 08:30 e às 11 horas temos a Santa Missa.

sábado, 10 de julho de 2010

OFS comemora a escolha do Brasil como sede do próximo Capítulo Geral

OFS comemora a escolha do Brasil como sede do próximo Capítulo Geral

 
A Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo, em nome do Conselho da Presidência do CIOFS (Conselho Internacional da OFS), anunciou, através de circular endereçada aos Conselheiros Internacionais e Conselhos Nacionais de todo o mundo, que o XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular será realizado no Brasil, de 22 a 29 de outubro de 2011; mais precisamente na cidade de São Paulo - no Centro Pastoral Santa Fé. Segundo a carta, entre as propostas recebidas pela Presidência do CIOFS, esta foi escolhida para que pela primeira vez um Capítulo Geral seja realizado na América do Sul, onde a OFS mundial possui mais de um terço de seus integrantes e a JUFRA tem também uma considerável consistência. A Ministra Geral informou ainda que o tema central do Capítulo será “Evangelizados para evangelizar”.

No Brasil, a Ordem Franciscana Secular comemorou muito a notícia. Veja alguns depoimentos:
Os franciscanos seculares do Brasil receberam com muita alegria a notícia de que o Capítulo Geral Intermediário da OFS será realizado no Brasil, mais exatamente no Centro Santa Fé, na Anhanguera, em São Paulo.

A escolha do Brasil é sinal de certa força da OFS nacional. Temos sempre tido brasileiros integrando os quadros intenacionais: Cidinha, Rosalvo, Paulo Machado da Costa e Silva. A presença do Conselho Internacional e da Conferencia dos Assistentes é importante. Precisamos esperar ainda o desdobramento do programa. O tema escolhido é interessante: "Evangelizar-se para evangelizar". O movimento é o da Igreja. Não podemos nos satisfazer com grupos que se contentam com seu pequeno mundo. É preciso ir ao encontro do mundo. Para tanto é preciso que pessoas, fraternidades se deixam tocar pela força do Evangelho para poderem ser fiéis ao momento da Igreja e do mundo. Certamente, o amanhã da OFS depende da qualidade das fraternidades atuais e de sua capacidade de dizer, através de palavras e gestos, a alegria de serem de Cristo.


Frei Almir Ribeiro Guimarães
Assistente Nacional da OFS
Este evento de máxima importância para a Ordem Franciscana Secular OFS, terá sua sede pela primeira vez na América do Sul, no Brasil, no Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo nos dias 22 a 29 de outubro de 2011.
Os significados para a OFS e a Juventude Franciscana JUFRA do Brasil são muitos, mas o mais bonito é a grande alegria de reunir em nosso país as representações de nossos irmãos e irmãs do mundo inteiro, formando uma única fraternidade, com os membros distribuídos em 110 países do planeta.
Como se trata de um Capítulo Geral Intermediário, é um momento especial de avaliação da caminhada, para percorrer melhor os três anos que o governo atual terá à frente (até 2014), para cumprir as metas estabelecidas no último Capítulo Geral realizado em Budapeste, na Hungria, em 2008. É também um momento forte de formação. Além da exposição do tema: Evangelizados para evangelizar, e os subtemas: Vocação específica para uma missão particular e Construtores de um mundo fraterno e evangélico (instrumentos de paz e reconciliação), este último com uma introdução, seguindo-se uma mesa redonda com a participação de vários países.
Muitas línguas se farão representar, pois teremos gente de todos os Continentes e que virão pela primeira vez ao Brasil, mas no Capítulo serão faladas as quatro línguas oficiais: italiano, espanhol, inglês e francês. São 20 as Fraternidades de língua espanhola, sendo a Espanha, na América Central 10 e na América do Sul 9. E nós, que falamos português, vamos receber a todos, também os de língua portuguesa da Europa (Portugal) e África (Angola e uma representação de Moçambique e Guiné Bissau).
Serão convocados os Conselheiros Internacionais (65) eleitos e representantes de algumas dentre as Fraternidades Emergentes (42), sendo que temos três fraternidades em formação.
O Capítulo Geral é o órgão de máxima autoridade e nele tomaremos decisões importantes para a OFS e JUFRA de todo o mundo.
Tudo isso é motivo de grande júbilo para toda a OFS e JUFRA do Brasil e creio também para toda a Família Franciscana e a Igreja do Brasil. Já estamos nos preparando com uma Comissão específica, a fim de organizar o primeiro evento internacional abrangendo a inteira OFS e JUFRA do mundo no Brasil.
Convidamos a todos os Frades, Clarissas e TOR a se alegrarem, rezarem pelo Capítulo e se juntarem aos franciscanos seculares e jufristas para o grande encontro previsto para o dia 23 de outubro, em Aparecida. Mais detalhes serão dados oportunamente. Paz e Bem!
Maria Aparecida Crepaldi
Conselheira da Presidência do CIOFS para os países de língua portuguesa
Acredito que, para os irmãos e irmãs, a realização do Capítulo Geral no Brasil terá sabor de família reunida no domingo. Representa a chegada do nosso irmão mais velho à nossa casa e, para isso, prepararemos as coisas da melhor forma possível.
Nossa América do Sul sempre foi chamada pelo Papa João Paulo II de Continente da Esperança e esse encontro será para a Ordem um novo Pentecostes, onde poderemos abrir as portas para os novos ares que sopram deste país em forma de coração.
Paz e Bem

Helio Gouvêa
Ministro Regional Sudeste II - Rio de Janeiro e Espírito Santo
Estamos num período importante para nós, franciscanos seculares sul-americanos e brasileiros, porque se inicia uma caminhada para o maior evento da história da de nossa Ordem na America do Sul, com a Circular 16/08-14, expedida por nossa Ministra Geral, Encarnacion Del Pozo, a OFS e JUFRA do Brasil começam a se preparar para, pela primeira vez em nossa história, receber os representantes de nossa família advindos de todas as partes do mundo!
Um Capítulo é sempre um reviver do Capítulo das Esteiras, uma oportunidade de “Aggiornento”, de voltar às origens: “Pedras vivas (da OFS e JUFRA) recolhidas em partes do mundo inteiro se reúnem para formar o templo do Espírito Santo”.
Para a JUFRA do Brasil é um enorme graça celebrarmos o capítulo aqui em nosso país, na cidade da atual sede Nacional da JUFRA, e no ano de 2010 que é um ano histórico para nós, pois estaremos comemorando 40 anos da JUFRA do Brasil!
O Capítulo já está em nossa agenda e por conta do mesmo iremos contar com a visita de nossa Irmã Conselheira da Presidência e responsável pela JUFRA em nível mundial, a jovem Croata Ana Fruk, e também teremos os Conselheiros Internacionais da JUFRA Mundial. Isso trará mais brilho e força para a Celebração desta Fraternidade Nacional que hoje é uma das maiores do mundo.
No último Capítulo Geral, realizado na Hungria, uma das cinco prioridades definidas ali foi o trabalho com a JUFRA. É muito gratificante para nós, Jufristas, vermos a forma com que a OFS mundial tem demonstrado atenção e carinho para a causa da Evangelização e difusão do carisma entre os jovens e nos sentimos contemplados ao notar isso, nossa ministra geral e os Ministros Nacionais têm sempre citado a JUFRA e incentivado seu crescimento. Provavelmente a JUFRA será um tema também aprofundado no Capitulo Geral de 2011.
Será um belo momento. É importante que nós, Franciscanos Seculares e Jufristas, nos mantenhamos em comunhão de pensamento e em oração para o êxito desse momento tão bonito e especial em nossa caminhada e que seja por nós celebrado com entusiasmo e alegria!

Alex Bastos
Secretário Fraterno Nacional Da JUFRA do Brasil


VEJA A CIRCULAR COMPLETA NO BLOG DA OFS SUDESTE SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário