domingo, 19 de junho de 2011

Revisão de Vida da Fraternidade - 29.05.2011

Revisão de Vida

     No dia 29.5.11 (5º domingo) foi realizada em nossa Sede a reunião, coordenada por Frei Donil, sobre a revisão de vida fraterna. A reunião teve início com a oração do Ofício franciscano conduzida por nossa irmã Ministra, com os  12  pais-nossos meditados, quando foram apresentados pedidos de orações sobre a necessidade dos franciscanos se dedicarem ao estudo da Regra e Vida, diretriz que norteia a vida de um franciscano secular.
     Após este início tivemos a Adoração do Santíssimo seguida de uma palestra ministrada por Frei Donil enaltecendo dois pontos necessários no relacionamento entre os irmãos referentes a uma caminhada franciscana em uma fraternidade abordando aspectos de humildade, obediência, espírito de pobreza, dedicação do serviço, e tantos outros. Tivemos, em seguida, os irmãos divididos em 6 grupos sendo cada um composto de 3 irmãos sendo eles: água, fogo, terra, vento, sol, e lua. Cada grupo recebeu um texto escrito por Frei Almir Ribeiro com o título: "Deixar-se corrigir pelos que nos ama". O texto tinha como introdução a Admoestação XXII, 2 de São Francisco de Assis que diz: “Bem-aventurado o servo que, repreendido, benignamente aquiesce, com modéstia se submete, humildemente se confessa e de boa vontade faz reparação”, também abordava a correção fraterna, ressaltando a humildade, virtude essencial entre os irmãos franciscanos, ressaltava os temas passivos de correção como: negligência séria na vida de oração, a falta de afeto para com a fraternidade, posturas de negligência, falta de generosidade, disseminação da discórdia, isto e muito mais deve ser objeto de exortação e correção. O texto terminava com 3 perguntas para estudo em grupo:

1.    O que significa bem precisamente a expressão correção fraterna?
 
2.    Qual a importância para você da correção fraterna e em que ela contribui para o crescimento da nossa fraternidade?
 
3.    Em que sentido se pode dizer que a correção fraterna é uma graça?
 
      Após a partilha do almoço no qual tivemos a ajuda e participação do casal de futuros iniciantes Flávio e Rosalba, foram feitas as apresentações pelos grupos e Frei Donil solicitou que também cada grupo escolhesse uma palavra que representasse o que nossa fraternidade precisa para se tornar mais franciscana, e uma outra palavra que representasse o que nossa fraternidade tem de bom e a faz coerente com a espiritualidade franciscana.
     A dinâmica se encerraria durante a celebração da santa missa, logo em seguida, quando seriam queimadas em frente ao altar as palavras que representariam o que nossa fraternidade precisa para se tornar mais franciscana ao pedirmos perdão pelos nossos pecados, e durante o ofertório colocaríamos no mural, simbolizando uma árvore, as palavras escolhidas pelos grupos que representariam o que nossa fraternidade tem de bom, bons frutos.
As palavras escolhidas pelos grupos, incluindo as palavras escolhidas pelo Assistente Espirituais Frei Donil, foram as seguintes:

     O que nossa Fraternidade precisa para tornar-se mais franciscana:
FALTA DE DEDICAÇÃO, INDIFERENÇA, FALTA DE ACOLHIMENTO, FRATERNIDADE MAIS CORREGEDORA, FALTA DE COLABORAÇÃO, FALTA DE ENTROSAMENTO E COMODISMO.

     O que em nossa fraternidade temos de bom e a faz coerente com a espiritualidade franciscana:
IRMANDADE, AMOR, ALEGRIA, PERSEVERANÇA, ALEGRIA, CONHECIMENTO E ALEGRIA. 
 
Três grupos citaram a alegria de nossa Fraternidade.
 
     A reunião foi maravilhosa, todos os participantes gostaram não só do tema como da dinâmica utilizada. Ao fim da Santa Missa, tivemos a coroação de Nossa Senhora, no encerramento do mês de maio,  pelo nosso representante da mini-JUFRA Pedrinho.

Texto de Marco Antonio Montenegro 30.05.11

































Um comentário:

  1. Paz e Bem irmãos queridos!
    Sempre nos dando um belo exemplo de vida franciscana!
    Que o Espírito Santo que nos move os coloque cada vez mais na direção de Cristo, na direção do irmão!
    Abração fraterno!

    ResponderExcluir